Bombinhas. Suas praias e seus Bairros

Canto da Praia - Bombinhas

Bombinhas é um município localizado no litoral centro-norte de Santa Catarina. A cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico com apenas 35,913 km² e 20.335 habitantes (estimativa IBGE 2020). As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos colonizadores dessa região, que foram povos indígenas, e mais tarde, açorianos. Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade, sendo que o PIB Turístico é de 19,74%. Bombinhas é considerada um dos melhores destinos turísticos do país.

Presenteada por exuberantes belezas naturais, Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas ou pelo mar. Localizada a 70km da capital Florianópolis, também está próxima das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, e do aeroporto de Navegantes, e faz parte da Região Turística Costa Verde & Mar.

Por ser uma península, a cidade possui uma grande diversidade de paisagens e opções de lazer em meio a natureza como, por exemplo, caminhadas nas praias, trekking, surfe, mergulho, passeios de barco, de pedalinho, caiaque e bicicleta. Bombinhas também abriga três unidades de conservação municipais que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Natural Municipal da Galheta, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas por trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata. Além disso, Bombinhas possui uma unidade de conservação federal, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

É o 6º destino brasileiro mais procurado por estrangeiros, motivados por lazer, segundo dados do Ministério do Turismo divulgados em 2019. Nos anos de 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011, Bombinhas ficou entre as cinco melhores praia do país pelos leitores da revista brasileira Viagem e Turismo; e como a terceira melhor em 2008 e 2012. Reconhecida no âmbito nacional e internacional, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo os mais variados perfis de público, contando com mais de 180 meios de hospedagem e cerca de 200 estabelecimentos de gastronomia, entre restaurantes, bares e lanchonetes.

Na alta temporada de verão ocorre a maior movimentação na cidade. De dezembro a março, Bombinhas recebe aproximadamente 1,5 milhão de turistas de forma flutuante. É neste período que as praias ficam mais agitadas e que a cidade permanece em um ritmo de constante movimento. Entre as praias mais procuradas estão: Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Zimbros, Mariscal e Sepultura. Todas essas possuem infraestrutura completa para atender o turista e visitante, com bares, restaurantes, quiosques com banheiros públicos e com acessibilidade, aluguel de cadeiras e guarda-sol, pontos de atividades aquáticas como StandUp, surf, caiaque, pedalinho, banana boat, entre outros. É também no verão que as operadoras de mergulho, agências de turismo e outros empreendimentos que oferecem passeios de barco e city tour recebem a maior procura. As diversas trilhas ecológicas também são atração garantida o ano todo.

Na baixa temporada a cidade é mais aconchegante e tranquila, onde a história local é um atrativo especial. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam cultura, ecoturismo e gastronomia. Nos meses de Maio a Julho, Bombinhas se concentra na praia por outro motivo. É nesse período que a Pesca Artesanal da Tainha dá um show. Famílias inteiras se reúnem nos ranchos e ajudam a puxar a rede com o peixe que, muitas vezes, garante o seu sustento. O movimento em torno da Pesca da Tainha é de uma dimensão tamanha que se torna um atrativo à parte.

Com infraestrutura cada vez mais desenvolvida e com mais segurança, Bombinhas está preparada para receber turistas e visitantes que buscam tanto a tranquilidade da natureza quanto o agito das praias.

 

NÚMEROS E INFORMAÇÕES OFICIAIS

Mesorregião: Vale do Itajaí
Microrregião: Itajaí
Região Turística: Costa Verde & Mar
Limites Geográficos: Oceano Atlântico (ao Norte, ao Sul e a Leste) e Porto Belo (a Oeste)
Altitude: 32 metros em relação ao nível do mar
População: 19.769 habitantes (estimativa IBGE/2019)
Densidade Populacional: 397,99 habitantes/ Km² (estimativa IBGE/2010)
Eleitores: 13.971 eleitores (TSE 2018). Em 1998, o número de eleitores era de 4.605
Área: 35,923 km²
Código DDD: 47
CEP: 88215-000
Clima: Temperado quente
Colonização: Açoriana
Principal Etnia: Açoriana
Data de Fundação: 30 de março de 1992
Feriados Municipais: 2 de fevereiro (Dia de N.S. dos Navegantes); 15 de março (Aniversário de Bombinhas) e 1° de novembro (Dia de Todos os Santos).
Gentílico: Bombinense.
Atividades Econômicas: Turismo, maricultura e pesca.
Bairros: Centro, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Morrinhos, Zimbros, Sertãozinho e José Amândio.

 

CURIOSIDADE

Em Bombinhas, as ruas de cada bairro são nomeadas de acordo com diferentes grupos de animais, plantas ou outros elementos da natureza:

- Centro – Peixes
- Bombas – Pássaros
- Quatro Ilhas – Ilhas
- Mariscal – Pedras
- Canto Grande – Árvores
- Morrinhos – Flores
- Zimbros – Rios
- Sertãozinho – Frutas
- José Amândio – Mamíferos

 

COSTA VERDE & MAR

Bombinhas é um dos 10 municípios que compõem a Região Turística Costa Verde & Mar, que compreende a área da Associação de Municípios do Vale do Rio Itajaí (AMFRI). Por meio do Consórcio Intermunicipal de Turismo da região (Citmar), Bombinhas está inserida em diversos programas e ações de divulgação e fortalecimento do destino turístico. Além de Bombinhas, fazem parte da Região Turística Costa Verde & Mar: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

A Costa Verde & Mar oferece os seguintes produtos:
- Site (www.costaverdemar.com.br), com informações turísticas, notícias, calendário de eventos, roteiros, listas de prestadores de serviços turísticos, entre outros;
- Aplicativo (Costa Verde & Mar), onde é possível consultar os atrativos, listas de agências, meios de hospedagem, restaurantes, entre outros;
- Roteiro Cultural;
- Roteiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura;
- Circuito de Cicloturismo;
- Guia do Turismo Náutico;
- Tour de Experiência.


A Praia de Bombas dá as boas vindas aos visitantes de Bombinhas, pois é primeira praia a ser avistada ao chegar à cidade. Bombas também é uma das praias mais movimentadas e procuradas na alta temporada de verão e concentra grande quantidade de comércio e serviços. O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas. 

O mar de águas cristalinas é tranquilo na maior parte do tempo, mas exige atenção dos banhistas, principalmente próximo ao costão esquerdo, onde a formação de ondas em determinados dias permite a prática do surfe.

Antigamente chamada de Praia Grande, em razão de sua extensão de aproximadamente 2 quilômetros, Bombas ainda é um reduto da pesca artesanal. Ao longo da praia, encontram-se vários ranchos de pesca, que guardam as centenárias canoas-de-um-pau-só, ainda utilizadas no período de maio a julho durante a temporada da tradicional Pesca Artesanal da Tainha. 

Toda a extensão da Praia de Bombas conta também com um calçadão que permite caminhadas e passeios de bicicleta com conforto e segurança. Sinalizado e iluminado o calçadão também proporciona a prática de atividades noturnas. 

Para saber mais acesse a página da de turismo da prefeitura de Bombinhas que lá tem muito conteúdo e fotos sobre a cidade e suas maravilhosas praias:
https://turismo.bombinhas.sc.gov.br/o-que-fazer/categorias/praias




 

Conheça Bairros pelo Brasil

TIJUCA

PRAIA BRAVA

PONTA DA PRAIA

CASAS DA TOSCANA

JARDIM BOTâNICO

FAZENDA SERRA AZUL

DEMARCHI

VILA FORMOSA

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.