Marambaia

MARAMBAIA - Belém

Marambaia é um bairro da zona norte do município de Belém (PA)[1] pertencente ao distrito administrativo da Sacramenta (DASAC) e do Entroncamento (DAENT),[2] cujas terras pertenciam ao sr. João Baltazar,[3] localizado na porção NE em uma área de transição social próximo a saída da cidade[2] Rodovia BR 316 e da Rodovia Augusto Montenegro, principal via de acesso para os distritos de Icoaraci e Outeiro (que segue o traçado da antiga estrada de ferro Belém-Bragança desativada na década de 60). O termo Marambaia tem origem no tupi-guarani “Mbara-mbai”, que significa “cerco do mar” ou "caminho do mar" ou restingaO bairro passa por valorização do mercado imobiliário, com a construção de vários prédios residências em torno da Marambaia, principalmente na Augusto Montenegro (chamado de Nova Belém).
A Marambaia faz limites com os seguintes bairros: noroesteVal-deCansnorteMangueirãoleste e sudoesteSacramentasulSouza e sudesteCastanheira.
Avenida Tavares Bastos é uma importante via do bairro, que inicialmente era apenas uma estada secundária por ser tão afastada do centro, mas que sempre teve vida própria, atualmente apresenta faculdades, supermercados (Líder Marambaia e Supermercado Mateus), posto de saúde, farmácias, clinicas de estética, bancos, igrejas (evangélicas e católicas), fast foods, escolas. Outra via importante, é a rua da Mata é uma das mais antigas e extensas da área, chamada de "Marambaia Velha", que inicia na avenida Pedro Álvares Cabral indo até a avenida Rodolfo Chermont. Concentra estabelecimentos comerciais diversos, a feira da avenida Dalva e as praças Dom Alberto Ramos e Tancredo Neves.[4] Na área da “Nova Marambaia” está o conjunto da Cohab ou "Gleba I", o Parque Ecológico do Município de Belém Gunnar Vingren (PEMB)[5] e a primeira Estação de Coleta Seletiva do município.[6]
O Bairro da Marambaia destaca-se devido as grandes áreas verdes no local, porém são de uso restritos, devido serem em áreas militares e ao Parque Ecológico.[2] Também existe uma boa quantidade de praças e corredores arborizados nos conjuntos habitacionais horizontais do bairro, caracterizando um planejamento na ocupação do local.[2] Mas em 2015, o bairro sofreu uma perda significativa de área verde, devido obras de infra-estrutura da malha rodoviária do município de Belém, para construção do complexo viário Júlio César Ribeiro de Souza.[2] Algumas áreas não estão no projeto de preservação, mas são apenas áreas estratégicas para implementação de obras publicas ou militares.[2]

FONTE: WIKIPEDIA

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